Não importa se Marega provocou ou não o público, argumento que alguns tendem a usar para desculpar insultos racistas. Estes insultos felizmente são crime.
É verdade que o mundo do futebol há muito que tem vindo continuamente a ser envenenado com um semear de insinuações com má-fé a clubes, jogadores e árbitros a partir de declarações de dirigentes e comentadores desportivos que alimentam ódios no íntimo de muitos adeptos clubistas ou de jogadores. Isto é muito mau, mas infelizmente não é punível pela lei, por não incitarem diretamente à violência, embora de forma subtil e com o tempo desencadeiem este mal.
Parece que se pode insultar a mãe de qualquer elemento envolvido no desporto, pôr em causa a sua honestidade, virilidade e muito mais e tudo isto está mal e alimenta o pior que há em muitos… mas não está devidamente criminalizado e tem sido tolerado para mal do desporto.
Os insultos racistas são tão maus como qualquer insulto contra a dignidade da outra pessoa alvo, felizmente os referentes à cor da pele já estão criminalizados e quem perde a cabeça sem medir as palavras pondo estas ao nível do comum filho-da-puta, panasca, vendido, ladrão e muitos outros pode até nem ser um racista conscientemente, até porque, por norma, aceita jogadores de tons variados no seu clube, mas comete de facto um crime.
Pena é que de todo o abuso verbal insultuoso e comentários que alimentem ódios no desporto quase só estejam criminalizados os referentes ao racismo e não se estenda a toda essa gente que dá mau ambiente aos estádios, alimenta e instiga o pior de cada um através de meios de comunicação social e, para estes, até recebem dinheiro ao fazerem isto.
Deixe uma Resposta