Tenho visto, e com certa razão, uma onda de indignação de alguns Faialenses por a Atlanticoline ter promoções e viagens para as principais festas de outras ilhas dos Açores e durante a Semana do Mar pôr um navio nas Flores sem potenciar visitantes de ilhas maiores que aqui quisessem vir nestes dias. Esta realidade levanta outra questão: Quem tem as culpas de já se agir assim descaradamente contra o que se faz no Faial?
Neste caso há a tentação de apenas culpar a Atlanticoline, mas não tem culpas também quem faz um programa terrestre não atraente que rentabilize uma oferta especial desta empresa para nos visitarem na Semana do Mar?
Não tem culpa aqueles Faialenses que comodamente têm deixado que a Semana do Mar e outras coisas se degradassem nesta ilha e nunca penalizaram quem nos dirigia e por isso era responsável direto por esta contínua degradação do Faial?
Sim, acredito que também existem forças exteriores ao Faial que nos prejudicam intencionalmente, até já nem disfarçam muito, pelo que podemos ver quem são. Impedem que se invista aqui, tentam desunir o Triângulo e até já retiraram estruturas que há décadas existiam na Horta e as levaram para outras ilhas. Mas tudo isto foi simplesmente feito sem eles e os seus colaboradores locais sofrerem qualquer penalização.
Infelizmente quem não se dá ao respeito dificilmente é respeitado e há muito que uma fração demasiado grande de Faialenese tem deixado impunemente que nos desrespeitem e o Faial vem enfraquecendo nos mais variados aspetos. Agora já nos atacam mais às claras e a Atlanticoline sabe que os culpados disto não deverão ser penalizados, pelo que nem se preocupa e os autores do programa terrestre da Semana do Mar não aliciante, que são desta terra, também não estão preocupados, pois eles têm a plena consciência que sairão impunes de tudo isto e tal só acontece porque eles sabem que há muitos Faialenses que não os castigam como eles merecem.
Deixe uma Resposta