Uma das lutas da esquerda contra o neoliberalismo tem sido opor-se à privatização da água, um recurso que se quer público e não alvo de lucros privados, nem mesmo em prestação de serviço. Mas agora a mesma esquerda quer nacionalizar o Sol e o seu uso paga-se através do IMI, quem tem dinheiro pode assim usufruir de casas com maior exposição ao sol e paisagem mais amplas e belas. Pergunto: quanto aumentará em imposto a vista do Faial para a Montanha do Pico?
Não haja dúvida que este governo está cheio de criatividade, é verdade que o Sol continuará a nascer para todos, mas mais para uns que podem pagar do que para os outros cuja pobreza lhe caberá contentar-se em residir em locais sombrios e feios… uma proposta muito igualitária sem dúvida e digna da esquerda tão bem caracterizada pela fábula “Revolta dos Porcos” de George Orwell.
Afinal a austeridade pode tomar as formas mais variadas de sacar uns cobre e há sempre uns mais iguais que outros, apenas podem mudar os favorecidos desde que o povinho fique cá em baixo a suportar estas aberrações de quem está no poder.
Deixe uma Resposta