Nesta guerra não acredito em bons e maus, ambos os lados são ambiciosos e a vítima até agora foram os ucranianos que se viram vítimas da exaltação nacionalista nos seus territórios de população com maioria de expressão russa e os passageiros do avião da Air Malaysia.
Contudo é evidente que o ocidente se habituou a manipular estados nas últimas décadas a favor dos seus interesses com recurso à influência política e com dinheiro e a Rússia preserva ainda uma tendência muito mais de recurso à força por ser muito maior que quase todos os seus vizinhos exceto China e Índia.
Por enquanto a guerra fora da Ucrânia para controlo deste país tem se feito sobretudo com armas económicas e piropos políticos, agora mais um tiro de sanções foi disparado como retaliação do lado russo… será que ficará por aqui? É que no horizonte já pairam alertas/boatos de movimentações de soldados na fronteira ocidental da Rússia. Entretidos com isto e o Ébola vai se expandindo e a OMS declara emergência mundial pois a humanidade está a perder o controlo desta outra frente.
O Stalin derrubou a Ucrania de forma que morreram a fome millares de Ucranios. I muita coisa foi robada la e levada para a Russia.. foi um verdadeiro holocaust.
Esperemos que a desgraça não se repita novamente