Segundo esta notícia, a construção do matadouro da Horta é para avançar este ano… tendo em conta promessas de governos nacionais e regionais em períodos pré-eleitorais feitas no passado, já me habituei a duvidar das garantias dadas por qualquer governante nos meses finais de um mandato sujeito a ser sufragado pelos cidadãos.
Contudo saliento que considero este um investimento economicamente reprodutivo. Ainda recentemente representantes da agricultura no Conselho de Ilha do Faial quantificaram quanto dinheiro perde o Concelho da Horta pelo facto de ter de abater parte do seu gado para exportação em matadouros em outras ilhas, precisamente por nesta terra não existir uma sala de desmancha, isto para além de custos de transporte e outros problemas logísticos associados.
Todavia fica a notícia aqui para memória futura. Se o concurso se concluir e a obra arrancar antes de outubro próximo… então é de facto uma boa notícia para o Faial, caso contrário, já conheço o estratagema de que esta ilha tem sido vítima no passado, para não deixar de ter receios de que a construção ainda poderá ser adiada para um horizonte incerto com perdas económicas para a nossa terra.
[…] em janeiro de 2012 que o Matadouro do Faial que avançaria naquele ano de eleições regionais, como aqui falei para memória futura, o matadouro desapareceu do orçamento regional em 2013 após as eleições, como denunciei […]