O Presidente da Câmara Municipal da Horta, numa das suas intervenções de ontem na Assembleia Municipal da Horta, informou que o município naquele mesmo dia adjudicara a concessão para a construção e exploração do projeto de saneamento básico da Horta ao quarto classificado do concurso, aguardando agora apenas o visto do Tribunal de Contas.
Parece assim e após tantos atrasos que este grande projeto finalmente tem condições para avançar. Só que agora em condições bem mais desvantajosas das que existiriam se o município não tivesse protelado a imposição da UE, nem demorado tanto tempo no desenrolar do concurso.
Agora, apenas a quarta melhor proposta aceite em concurso manteve as condições para continuar de pé, as mais vantajosas não subsistiram às negociações após a crise. Agora, a Câmara terá de adjudicar a concessão a uma alternativa mais cara e quando começa a receber cada vez menos verbas das trasferências do Estado. Agora, quando a banca já está sobre pressão e aumenta os juros é que o Munícipio, após um período de carência inicial, irá um enfrentar o maior encargo das últimas décadas.
Apesar de tudo, desejo que, mesmo nestas condições desfavoráveis, doravante as decisões que venham a ser tomadas sejam as melhores possíveis e que não se cometam mais erros.
Não estava a par de tantos erros,enfim…,é como o caro amigo refere:que não se comentam mais erros.
Os maiores erros foram as demoras para a implementação do projeto e do desenrolar do concurso.
Uma dúvida é se a solução de uma concessão foi a melhor para o município.